fbpx

Nutrição e Dietética: Diferenças e Tudo Sobre Estas Áreas

Uma foto de fundo roda, com uma fita metrica e um pote de vidro com morangos

Nutrição e Dietética, Imagem de Perfil, Mão digitando em um notebook com um estetoscópio ao lado

 

Você sabe o que faz um técnico em nutrição e dietética?

Sem dúvida, quando o assunto é alimentação saudável, o nutricionista é o profissional que a maioria das pessoas associa.

E, de fato, esse raciocínio está correto, pois, como bem sabemos, a função de um nutricionista é planejar uma alimentação adequada para cada paciente em questão.

No entanto, o que muitos não possuem conhecimento, é que a área da nutrição é bem ampla e está diretamente interligada com a área da dietética.

Assim sendo, caso você tenha interesse em ingressar em uma dessas áreas, ou simplesmente está curioso para saber um pouco mais a respeito dessas profissões, então continue lendo esse conteúdo!

 

Conheça mais sobre o técnico em nutrição e dietética!

 

Nutrição e Dietética, Uma foto de fundo roda, com uma fita metrica e um pote de vidro com morangos

 

A nutrição é uma área que está em constante expansão atualmente.

Isso porque, essa profissão tem se tornado extremamente popular entre os brasileiros.

Pois, de acordo com uma pesquisa realizada, oito em cada dez brasileiros buscam seguir uma alimentação mais saudável e equilibrada, para que assim possam obter uma qualidade de vida melhor.

Desse modo, a procura por especialistas do ramo de nutrição vem crescendo cada vez mais, tornando essa uma área bastante valorizada e promissora para ingressar nos dias de hoje.

Isso porque, a função que esse profissional desempenha para a sociedade é, indubitavelmente, de extrema importância. Zelando pela saúde e bem-estar das pessoas através da alimentação.

No entanto, é preciso ressaltar que um técnico em nutrição não é a mesma coisa que um nutricionista.

Pode-se dizer que a principal diferença se encontra na formação de cada profissional.

Para trabalhar como nutricionista é preciso possuir bacharelado em nutrição.

Já o técnico em nutrição, não precisa de uma formação superior, apenas uma formação de nível médio profissionalizante, ou seja, basta apenas um curso.

Além disso, apesar de estudarem conteúdos semelhantes, o nutricionista possui um nível de aprofundamento mais vasto e complexo que o técnico em nutrição.

 

Quais são as atribuições de um técnico em nutrição e dietética?

Mas, afinal, quais são as atribuições de um técnico em nutrição e dietética?

Geralmente, os técnicos em nutrição atuam como auxiliares de um nutricionista, prestando assistência durante a aplicação de uma dieta ou planos de reeducação alimentar.

Ao passo que o dietista é uma área que está interligada com a nutrição.

O papel desse profissional é desenvolver dietas e cardápios específicos para cada caso, seja para pessoas que desejam emagrecer, ganhar massa muscular ou que possui alguma doença e precisa de uma alimentação bastante específica para a sua condição.

Ademais, o técnico em nutrição e dietética, como dito anteriormente, possui um amplo campo de atuação. Desse modo, as suas atribuições dependerão do local ao qual escolheu trabalhar.

Basicamente as funções desse profissional é acompanhar, orientar e preparar alimentos, sob a supervisão de um nutricionista. Entre muitas outras atividades, incluindo:

  • Supervisionar a qualidade e procedência dos alimentos;
  • Orientar durante o preparo dos alimentos;
  • Auxiliar o nutricionista durante o atendimento de pacientes;
  • Supervisionar a higienização de alimentos em estabelecimentos;
  • Prestar assistência em instituições de educação alimentar;
  • Auxiliar na elaboração de cardápios;
  • Verificar a higienização de alimentos e utensílios utilizados;
  • Fazer relatórios técnicos;
  • Acompanhar o preparo, higienização e manipulação dos alimentos;
  • Supervisionar a higienização do ambiente.

Assim sendo, é possível definir que um dos principais trabalhos desse profissional é supervisionar os alimentos, para garantir a qualidade e segurança deles durante as etapas do transporte, distribuição e até o momento do consumo.

 

Onde esse profissional pode atuar?

 

Assim sendo, o técnico em nutrição e dietética, geralmente, possui um campo de atuação bastante abrangente e diversificado, podendo atuar em locais como:

  • Restaurantes industriais e comerciais;
  • Hotéis;
  • Escolas;
  • Spas;
  • Empresas;
  • Creches;
  • Supermercados;
  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Indústrias de alimentos;
  • Academias de ginástica;
  • Instituições de educação alimentar.

Ou seja, oportunidades de emprego não vai faltar para esse profissional!

 

Qual é a média salarial de um técnico em nutrição e dietética?

 

Mas, afinal, qual é a média salarial de um técnico em nutrição e dietética?

Basicamente, um técnico em nutrição e dietética possui um salário médio de R$ 1.810,00.

Todavia, o valor pode alterar de acordo com alguns fatores, incluindo o seu local de atuação.

No entanto, dependendo de sua experiência e a empresa que atua esse profissional pode ganhar por volta de R$ 2.800,00 em uma carreira um pouco mais avançada.

 

O que é preciso para se formar e trabalhar como um profissional da área?

 

Ficou interessado em saber o que precisa para se tornar um técnico em nutrição e dietista?

Bem, a boa notícia é que você aprenderá sobre ambas as áreas em um único curso!

Pois, o curso técnico em nutrição e dietética possui o objetivo de capacitar profissionais para conhecerem como funciona o organismo humano.

Com o objetivo de garantir o seu bom funcionamento e promover uma melhor qualidade de vida às pessoas.

Desse modo, com esse curso técnico profissionalizante, o indivíduo obterá melhor conhecimento sobre os diferentes biotipos, para que assim possa prestar auxílio ao nutricionista e realizar diversas outras funções.

Para começar a estudar esta área, basta de 17 anos de idade e estar cursando o ensino médio, podendo fazer seu curso alinhado a esta fase escolar.

Depois, ao terminar o curso de ensino técnico que o capacite de forma adequada, você poderá começar a exercer a sua profissão, promovendo a saúde e o bem-estar da sociedade.

O Colégio Praxis possui um curso técnico em nutrição e dietética, que tem uma duração média de 18 meses (um ano e meio).

Oferecendo aulas práticas sobre como manipular alimentos, desenvolver cardápios mais saudáveis e aprender sobre segurança alimentar, além de várias outras aulas importantes sobre saúde e alimentação.

Assim sendo, após concluído o curso, o profissional poderá atuar em diversas áreas diferentes, como mencionado anteriormente.

 

Conclusão

Nutrição e Dietética, Um notebook sobre a mesa com uma xícara de café, uma folha em branco, celular e caneta para anotações

Em suma, o curso técnico em nutrição e dietética capacita profissionais qualificados para exercerem a profissão, prestando assistência a nutricionistas e realizando diversas funções que são consideradas importantes para a sociedade.

Além disso, o mercado de trabalho para o técnico em nutrição e dietética é bastante amplo, possuindo inúmeros locais de atuação e, consequentemente, diversas oportunidades de emprego para esses profissionais.

Desse modo, caso tenha interesse em ingressar nessa área, saiba que é um mercado que está em constante expansão e bastante promissor.

Por fim, se ainda possui alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, então, não deixe de entrar em contato conosco!

 

..... ..... .....
..... ..... .....
...... ......
X